quinta-feira, 10 de maio de 2012


ERP - SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS

Visão Geral
Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP) , são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemade informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

Conceitos e Caracteristicas
O ERP é um sistema de informação para a gestão integrada de processos que cobre todos ou parte dos negócios de uma organização e suas interações com a cadeia de fornecedores, clientes e governo. O ERP integra as informações entre os processos de negócios de forma automática e em tempo real, permitindo uma melhor gestão, melhoria de processos, maior produtividade e redução de custos. Por integrar as melhores práticas de negócios do mercado, os ERP produzem transformações positivas nos negócios das empresas. Permite que as empresas resolvam rapidamente problemas de conformidade com assuntos regulatórios e fiscais, garantindo a conformidade através de atualização no software quando houver mudanças na legislação.

Vantagens
Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:

  • Eliminar o uso de interfaces manuais
  • Reduzir custos
  • Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)
  • Otimizar o processo de tomada de decisão
  • Eliminar a redundância de atividades
  • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
  • Reduzir as incertezas do Lead time
  • Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa
  • Reduzir o tempo dos processos gerenciais
  • Redução de estoque

Desvantagens


Algumas das desvantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
  • A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada;
  • Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício;
  • Dependência do fornecedor do pacote;
  • Adoção de melhores práticas aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento;
  • Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, ocasionando maior trabalho;
  • Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependência dos mesmos;
Funcionamento




O ERP emprega a tecnologia cliente/servidor. Isto significa que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação (rotina de um módulo do sistema) que acessa as informações de um sistema de gerenciamento de uma base de dados única (servidor). Isto, ao contrário do antigo sistema de main-frame, reflete o conceito de computação descentralizada.

O ERP é a espinha dorsal do empreendimento. Permite que a empresa padronize seu sistema de informações. Dependendo das aplicações, o ERP pode gerenciar um conjunto de atividades que permitam o acompanhamento dos níveis de fabricação em balanceamento com a carteira de pedidos ou previsão de vendas. O resultado é uma organização com um fluxo de dados consistente que flui entre as diferentes interfaces do negócio. Na essência, o ERP propicia a informação correta, para a pessoa correta e no momento correto.

Exemplos


O Microsoft Dynamics é um sistema totamente integrado ERP. O Microsoft Dynamics permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes, do primeiro contato até a pós-venda. Oferecendo ferramentas para melhorar os processos de vendas, marketing e serviço de atendimento ao cliente, juntamente com a integração nativa com o Microsoft Office Outlook, o Microsoft Dynamics CRM fornece uma solução rápida, flexível e acessível.
O Microsoft Dynamics ajuda a gerar melhorias consistentes e mensuráveis em processos de negócios rotineiros.

BIBLIOGRAFIA

http://www.microsoft.com/brasil/dynamics/crm/default.mspx

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_integrado_de_gest%C3%A3o_empresarial#Vantagens_do_ERP

http://www.coladaweb.com/administracao/erp

http://gestaodeempresas.net/como-funciona-um-sistema-erp





8 comentários:

  1. Na verdade a criptografia nos computadores não é usado somente para misturar e desembaralhar informações, o seu uso é para garantir segurança nos meios de transmissão e armazenamento, etc. Ela é muito útil e garante a proteção de informações.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este tipo de sistema vem sendo usado frequentemente por grandes empresas, pricipalmente as que possuem filiais; pois o fato de possuir apenas um BD facilita na tomada de decisões. Ex: Na hora de renovar o estoque o responsável pelas compras poderá verificar os estoques de todas as lojas, desta forma se uma loja possui vários produtos que estão em falta em uma filial, basta apenas fazer o remanejamento deste produto. Assim se evita muitos gastos disnecessários.

    ResponderExcluir
  4. Uma observação válida em um sistema de ERP é o uso de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para que todos os dados gerados sejam transformados em informações gerenciais e assim haver um plano de melhorias e/ou ação. Tal ferramenta é associada ao sistema de ERP e usa os dados contidos para que seja feito esse levantamento de informações necessarias a todos os gerentes, diretores e demais responsáveis administrativos da organização.

    ResponderExcluir
  5. O ERP é um sistema de informação para a gestão integrada de processos que cobre todos ou parte dos negócios de uma organização.

    ResponderExcluir
  6. O ERP é basicamente o si que comporta todos os dados da organização e armazena todas as informações de negócios.

    ResponderExcluir
  7. Dentro de uma empresa recursos são muito importante então o ERP (Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais) vem suprir as necessidades das empresas de modo geral na área financeira, contabilística, recursos humanos, marketing, vendas, compras entre outros...

    ResponderExcluir
  8. O ERP é um sistema de informação para a gestão integrada de processos que cobre todos ou parte dos negócios de uma organização e suas interações com a cadeia de fornecedores, clientes e governo.

    ResponderExcluir